Programa

15h30

Aniversário da Bluepharma

Paulo Barradas Rebelo, Presidente da Bluepharma
Maria Isolina Mesquita, Vice-presidente da Bluepharma
Miguel Silvestre, Vice-presidente da Bluepharma
Sérgio Simões, Vice-presidente da Bluepharma

15h50

Inauguração da exposição fotográfica “Reflexos no Futuro”

Paulo Duarte, Presidente da Associação Nacional das Farmácias
Amílcar Falcão, Reitor da Universidade de Coimbra

16h00

Mesa-redonda “Desenvolvimento farmacêutico: de Portugal para o mundo”

Moderação: Dulce Salzedas, Jornalista da SIC
Oradores: Maria de Belém Roseira, Presidente do Conselho Estratégico da Faculdade de Farmácia de Lisboa
Adalberto Campos Fernandes, Professor da ENSP, Universidade Nova de Lisboa
Paulo Barradas Rebelo, Presidente da Bluepharma

16h45

Encerramento

Paulo Barradas Rebelo, Presidente da Bluepharma

Administração Bluepharma

Dr. Paulo Barradas Rebelo

Dr. Paulo Barradas Rebelo

Presidente da Bluepharma

Licenciado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Coimbra e Pós-Graduado em Gestão Farmacêutica pela Universidade Católica.

Assumiu posições de destaque em vários organismos que operam na área farmacêutica, nomeadamente na Associação Nacional de Farmácias e na Ordem dos Farmacêuticos. Foi Director Técnico e Proprietário de Farmácias na Região Centro do País durante 10 anos e Presidente da Direção da cooperativa Farbeira. Em 2001, liderou um grupo de profissionais que formou a Bluepharma Indústria Farmacêutica SA, tendo-se destacado pelo papel no desenho da estratégia do processo de turn-around da empresa.

Atualmente, para além da gestão de um grupo de empresas, desempenha a função de Presidente do Conselho de Administração e Director Geral da Bluepharma Indústria Farmacêutica SA e Bluepharma Genéricos S.A. É igualmente membro do Conselho de Administração da Luzitin, S.A. e da A2B.

Prof. Doutor Sérgio Simões

Prof. Doutor Sérgio Simões

Vice-presidente da Bluepharma

Licenciado em Ciências Farmacêuticas, Mestre em Engenharia Química e Doutorado em Ciências Farmacêuticas.

Construiu uma reputação enquanto empreendedor, investidor e decisor na indústria farmacêutica. O seu papel tem sido vital no lançamento de várias empresas tecnológicas, entre elas Bluepharma, Luzitin, Treat U e Blueclinical, assim como de gestão de capitais de risco como a2b ou Biocant Venture. Presentemente, é membro do Conselho de Administração na Bluepharma e na Blueclinical, e ainda Professor na Faculdade de Farmácia da Universidade e Coimbra – Portugal.

Dra. Maria Isolina Mesquita

Dra. Maria Isolina Mesquita

Vice-presidente da Bluepharma

Licenciada em Filologia Germânica e Pós-Graduada em Direito e Economia Europeus, pela Universidade de Coimbra.

Esteve desde o início da sua carreira ligada à Bayer, onde desempenhou funções diversas de progressiva responsabilidade, especializando-se nos diferentes sectores da indústria. Realizou um estágio e recebeu formação durante 2 anos (1988-1990), na sede da Bayer AG, Alemanha, com vista à sua preparação no domínio da gestão industrial. Em 1990 iniciou a carreira como Directora Fabril da Unidade de Produção da Bayer em Coimbra. Em 2001, desempenhou um papel importante na gestão da mudança da Bayer para a actual Bluepharma, tendo contribuído para aliar o conhecimento e o rigor herdados germânicos com o dinamismo da nova equipa de gestão.

Com o lançamento da Bluepharma, assumiu funções enquanto Directora de Operações, sendo actualmente Vice-Presidente da empresa.

Dr. Miguel Silvestre

Dr. Miguel Silvestre

Vice-presidente da Bluepharma

Licenciado em Ciências Farmacêuticas, pela Universidade de Coimbra.

É actualmente Vice-Presidente da Bluepharma e administrador da Bluepharma Genéricos – Comércio de Medicamentos, S.A., atividade que desenvolve em paralelo com a Presidência do Conselho de Administração da Plural – Cooperativa Farmacêutica Crl. Atualmente, ocupa também a posição de Presidente do MONAF – Montepio Nacional da Farmácia, Associação de Socorros Mútuos e de sócio-gerente da Farmácia de Celas, em Coimbra. A sua ampla experiência empresarial é igualmente patente no seu envolvimento enquanto administrador da A2B SGPS SA e sócio-gerente da MMS Investimentos SGPS Lda. e da Salty, Lda. É também, desde fevereiro de 2016, Presidente do Conselho Farmacêutico Nacional da Ordem dos Farmacêuticos.

A par dos vários lugares de destaque que ocupou em empresas de diversos setores de atividade, desempenhou igualmente funções no setor associativo farmacêutico, enquanto dirigente na Associação Nacional de Farmácias, presidindo à Delegação do Centro de 2000 a 2014.

Oradores

Prof. Doutor Amílcar Falcão

Prof. Doutor Amílcar Falcão

Reitor da Universidade de Coimbra

Licenciado em Ciências Farmacêuticas, Doutorado  e Agregado em Farmácia (Especialidade de Farmacologia) pela Universidade de Coimbra, instituição na qual é Professor Catedrático (2007). Foi Diretor da Faculdade de Farmácia e do Instituto de Investigação Interdisciplinar, Vice-reitor para a Investigação & Inovação (2011-2019). Atualmente é Reitor da Universidade de Coimbra (UC) para o mandato 2019-2023.

É Diretor Técnico da empresa ICNAS Produção (empresa detida a 100% pela Universidade de Coimbra), tendo participado ativamente na obtenção do primeiro medicamento radiofarmacêutico desenvolvido e registado em Portugal (Fluodesoxiglucose [18F] UC). Destaca-se a sua contribuição para o desenvolvimento do primeiro medicamento português a ser comercializado (Acetato de Eslicarbazepina; Antiepiléptico; Zebinix®) e, mais recentemente, do Opicapone (Antiparkinsónico; Ongentys®) [Laboratórios BIAL].

Dr. Paulo Cleto Duarte

Dr. Paulo Cleto Duarte

Presidente da Associação Nacional das Farmácias

Farmacêutico, pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL) e tem um MBA em Gestão de Informação pela Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica Portuguesa.

Iniciou a sua carreira profissional na Indústria Farmacêutica e, mais tarde, foi Secretário Técnico da Comissão Nacional de luta contra a SIDA e Secretário-Geral da Ordem dos Farmacêuticos.

Foi Secretário-Geral da Associação Nacional das Farmácias (ANF) e, desde 2013, é Presidente da Direcção.

Entre 2002 e 2015, foi Secretário-Geral da Associação dos Farmacêuticos dos Países de Língua Portuguesa.

Em Novembro de 2014, foi eleito Presidente da Direção da Associação Dignitude, uma Instituição Particular de Solidariedade Social criada por iniciativa da ANF, APIFARMA, Cáritas Portuguesa e Plataforma Saúde em Diálogo.

Integra, desde 2018, o Conselho de Escola da FFUL tendo sido eleito, em Fevereiro de 2021, Presidente deste Órgão.

É ainda membro da Comissão Executiva da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), desde 2020.

Prof. Adalberto Campos Fernandes

Prof. Adalberto Campos Fernandes

Professor da ENSP, Universidade Nova de Lisboa

Professor da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa. Ministro da Saúde do XXI Governo Constitucional (2015-2018). Professor Catedrático convidado da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa. Médico Especialista em Saúde Pública. Doutorado em Administração da Saúde pela Universidade de Lisboa. Mestre em Saúde Pública na especialidade de Administração dos Serviços de Saúde pela Universidade Nova de Lisboa. Integra o Regional Director’s Advisory Council on Innovation for Noncommunicable Diseases (NCD Advisory Council) da Região Europeia da Organização Mundial de Saúde.

Presidente da Assembleia Geral do Instituto de Saúde Baseada na Evidência. Consultor estratégico na área da Saúde da SCML. Membro do Conselho Económico e Social. Membro do Conselho Consultivo da SEDES. Foi Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Lisboa Norte, EPE, Hospital de Santa Maria e Hospital Pulido Valente. Foi Presidente da Comissão Executiva dos SAMS Prestação Integrada de Cuidados de Saúde. Exerceu as funções de Presidente do Conselho de Administração da HPP Parcerias Saúde, SA Hospital de Cascais. Detentor das competências de Medicina Farmacêutica e Gestão em Saúde atribuídas pela Ordem dos Médicos. Membro da Academia Nacional de Medicina de Portugal. Membro do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Coimbra. Integrou o Conselho Geral da Universidade de Évora. É autor de dezenas de artigos e comunicações. Integra diversas Associações Científicas Nacionais e Internacionais.

Dra. Maria de Belém Roseira

Dra. Maria de Belém Roseira

Presidente do Conselho Estratégico da Faculdade de Farmácia de Lisboa

Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra em 1972, Advogada e Jurista, Maria de Belém Roseira desde cedo enveredou por uma carreira profissional no âmbito dos Assuntos Sociais. Desempenhou inúmeros cargos ao longo de mais de três décadas, tendo a última delas sido dedicada à atividade política, como Ministra da Saúde, Ministra para a Igualdade e Deputada em várias Legislaturas. Neste âmbito foi Presidente da Comissão Parlamentar de Saúde, tendo desenvolvido uma intensa intervenção que passou por ser proponente de várias iniciativas importantes que marcam o progresso do País, como a Lei da Paridade e a Lei da Procriação Medicamente Assistida ou, ainda , a Lei que permite a aquisição da nacionalidade portuguesa, por naturalização, a descendentes de judeus sefarditas expulsos na sequência da instauração da Inquisição em Portugal.

Foi, ainda, Presidente da Assembleia Mundial de Saúde da Organização Mundial de Saúde; e Presidente do Partido Socialista. Desenvolve uma ação intensa no domínio do voluntariado, como membro de órgãos de direção de várias instituições não lucrativas da área da Economia Social. Integrou o Conselho Geral da Universidade de Coimbra e é membro da Assembleia de Representantes de várias Faculdades. Tem sido Conferencista no país e no estrangeiro, docente colaboradora de instituições universitárias, prefaciadora e coautora de várias publicações e autora de múltiplos artigos de opinião na imprensa escrita. Para além de variadíssimos prémios e distinções, foi-lhe atribuída pelo Presidente da República a Grã-Cruz da Ordem de Cristo em reconhecimento da sua carreira.