20º Aniversário

Estamos a festejar o nosso 20º aniversário e mesmo num contexto de pandemia não podíamos deixar de celebrar uma data tão importante, pelo que trazemos esta celebração para o formato digital com o evento em livestream “Bluepharma 20 Anos”.

Começamos por evocar duas décadas de crescimento. 20 anos que fizeram do Grupo Bluepharma um dos mais empreendedores e inovadores no setor farmacêutico, tendo já conquistado um assinalável prestígio nacional e internacional. Começámos como uma unidade industrial de 58 pessoas focada no mercado nacional e fomos crescendo até nos transformarmos num grupo farmacêutico de 20 empresas, com cerca de 700 colaboradores, que tem delegações em 4 países (Espanha, Angola, Moçambique e EUA) e exporta 88% da sua produção para, mais de 40 países.

Para mostrar a evolução da Bluepharma presente em toda a cadeia de valor do medicamento, inauguramos a 1 de março uma exposição fotográfica intitulada “Reflexos no Futuro”, que conta com imagens atuais dos nossos colaboradores, nas várias áreas de atividade da empresa, captadas pelo olhar artístico do reconhecido fotógrafo Pedro Medeiros.

É uma mostra itinerante, que vai estar primeiro no Museu da Farmácia de Lisboa, seguindo depois para o Museu da Farmácia do Porto e, posteriormente, no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra. A exposição poderá ser visitada presencialmente, assim que a evolução da situação pandémica o permita.

Para evocar esta data especial, e inaugurar esta exposição, teremos os testemunhos da Administração da Bluepharma, bem como de dois parceiros de longa data, Dr. Paulo Cleto Duarte, Presidente da Associação Nacional das Farmácias e o Prof. Doutor Amílcar Falcão, Reitor da Universidade de Coimbra. Este último junta-se a nós num momento também especialíssimo para a Universidade, uma vez que precisamente neste dia 1 de março, a Academia de Coimbra celebra 731 anos.

Mas neste dia especial importa também olhar para o futuro. Senão para os próximos 20 anos, pelos menos para os próximos 10. E a visão da Bluepharma é clara: lançar as bases para acelerar o crescimento de forma sustentada. Um dos projetos é criar o Bluepharma Park, o maior parque tecnológico do cluster farmacêutico, a nível nacional que reforçará o papel farmacêutico nacional no mundo.

Para debater a importância de assumir maior protagonismo a nível internacional as celebrações dos 20 anos contam com uma mesa-redonda dedicada ao “Desenvolvimento farmacêutico: de Portugal para o mundo”. Participam nesta conversa dois protagonistas do setor da saúde em Portugal, os ex-Ministros da Saúde, Dra. Maria de Belém Roseira e Prof. Adalberto Campos Fernandes. O Presidente da Bluepharma, Paulo Barradas Rebelo junta-se à conversa para afirmar a empresa de Coimbra como parte da solução dos próximos desafios do setor farmacêutico, a nível nacional e internacional.

Junte-se a nós neste dia. Contamos consigo nesta celebração.